O passado nazi do fundador do <i>Ikea</i>
Uma investigação da jornalista sueca Elisabeth Asbrink, editada em livro na passada semana, confirma não só as ligações, em parte já conhecidas, do multimilionário Ingvar Kamprad ao nazismo, como vem revelar que o fundador do Ikea foi membro activo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores (SSS na sigla em sueco).
Responsável pelo recrutamento de novos membros, a actividade de Kamprad era tal que os próprios serviços suecos registaram a sua participação empenhada no movimento nazi.
A jornalista determinou ainda que o multimilionário, hoje com 88 anos, manteve a ligação com o partido nazi sueco e, em particular, com o seu líder, Per Engdahl, muito depois de terminada a II Guerra e quando as atrocidades cometidas por Hitler já eram publicamente conhecidas. Em 1950, por exemplo, esteve no casamento de Engdahl e escreveu-lhe uma carta em que manifestava o seu orgulho no partido nazi.